6 Meses Sem Carne Vermelha

27 de agosto de 2009 | Por Paula B
MGMT - Electric Feel

Dia 27 de Fevereiro desse ano eu comi almondegas no almoço. Pq eu me lembro? Foi a última vez que eu comi carne vermelha.

Decidi parar de repente, e nem posso falar que é por amor aos animais, afinal, eu continuei comendo peixes e aves… até tentei parar, mas ficou muito difícil rs. Pra mim foi uma questão de saúde, e também um pouco pelo meio ambiente.
Dizem as estatísticas que quem come mais carne – especialmente carne vermelha – tem índices maiores de câncer e de enfarte, as duas principais causas de morte do planeta.
Além disso, a produção de carne vermelha é uma das maiores responsáveis pelo aquecimento global e no caso do Brasil, ocupa áreas imensas de pastagem – que poderiam estar sendo usadas para lavouras, que alimentariam um número muito maior de pessoas.

Só sei que minha digestão melhorou muito, perdi quase 3kg nas primeiras semanas e as crises de gastrite que eu tinha praticamente sumiram. Aí veio alguém e me disse que para o organismo se desintoxicar da carne, levava cerca de 6 meses. Não se se isso é verdade, mas aí marquei na agenda o dia D (hoje!).
Se é fácil? Não! Até pra mim, que nunca fui lá muito chegada num churrasquinho, às vezes fico com vontade de um BigMac… Mas também não é o fim do mundo, dá pra ir levando e vivendo de hamburguer de soja.
Uma única vez nesse período, almocei em um restaurante vegerariano, o Cachoeira Tropical. Se desse pra almoçar lá todo dia, dava para ser vegetariano facilmente, pois é tudo uma delícia e você não sente a mínima falta de carne.

vegcow01

O ex-Beatle Paul McCartney levanta a bandeira da alimentação vegetariana através da campanha Segunda-Feira Sem Carne, um projeto bem bacana que pede que as pessoas fiquem um dia da semana (não necessariamente a segunda) sem comer carne, como forma de reduzir a produção e assim combater o aquecimento global.
Especialistas dizem que se toda a população mundial reduzisse seu consumo de carne para 400g  por semana (hoje é algo em torno de 700g), a redução de emissões de gases-estufa seria de 10%, uma economia de nada menos que US$ 20 trilhões nos custos do combate às mudanças climáticas, além de liberar cerca de 15 milhões de km2 de área ocupada pela criação de animais para plantações (que alimentariam mais gente, não emitiriam metado, além de absorver o CO2). De acordo com um estudo publicado na Scientific American, a produção de 1kg de carne bovina gera 13 vezes mais gases de efeito estufa que a produção de 1kg de frango, ou 57 vezes mais que a produção de 1kg de batatas.

Agora, passado esses 6 meses eu quero voltar a comer carne sim, mas só de vez em quando… já vi que dá pra sobreviver sem, vou continuar comendo como hoje, mas não vou ficar com vontade quando for no McDonald´s… rs
E que bom que eu me liberei pra carne a tempo de pegar o McDia Feliz!


Tem 29 pessoas falando sobre o post "6 Meses Sem Carne Vermelha"


  • Anie disse:

    umm dia ainda pretendo fazer isso o/

  • Eu não pretendo parar de comer carne, porém acredito que como tudo nessa vida há de se ter MODERAÇÃO. Não como carne todo dia (acho que 3x por semana mesmo…), assim como não tomo refrigerantes e como chocolate todo dia. Me privar dos benefícios da carne eu não farei, porque sabemos que ela tem seu lado bom. Mas respeito quem toma essa atitude a apoio quem o faz.

  • Patty disse:

    Eu como carne (de qualquer tipo) MUITO raramente. Então, de certa forma, já ajudo um pouquinho. Ainda não consigo parar de vez, mas… quem sabe um dia?!

    Beijos! ^^

  • Mary disse:

    Nossa! Estou impressionada, com toda certeza vou adotar esta causa, e ficar pelo menos dois dias de semana sem carne vermelha. Se bem que, pensando melhor, eu como muito pouca carne vermelha. Minha carne favorita é peixe, e um dos meus pratos favoritos é o simples frango grelhado com salada (não que eu tenha nóia com emagrecimento, mas eu realmente gosto deste prato. De vez em quando eu como sim, mas depois de saber as estatísticas e ver a sua força de vontade, fiquei até animada para diminuir ainda mais a quantidade de carne vermelha que como.Bem, acho que é isso. Te espero no meu blog, certo? Eu adorei o reticências! rsrs Beijos, queijos e sucos (ou coca-colas, se você preferir)

  • Dani disse:

    Eu só como peixes e aves.. É muito raro eu comer carne vermelha ^^
    Já tenter ser vegetariana, mas não consigo…

  • cristin disse:

    Acho que pra mim não seria difícil virar vegetariana,
    não sou apaixonada por carne vermelha,vivo sem ela tranquilamente.
    Mas nunca pensei em mudar,sei lá porque tbm….;DBjus lind@

  • Dafne disse:

    Caramba…
    Não consigo me imaginar ficar seis meses sem comer carne, mas pensando por outro lado, seis meses passam voando!!!
    E tem outras proteinas que substituem a carne vermelha… eu adoro soja, a minha empregada tb não come carne vermelha e faz coisas com soja que ficam uma delicia.

    Beijos

  • Chris Mise disse:

    Haha também acho que não conseguiria ficar sem carne, tá que eu prefiro peixes :9 ..carne de soja é tão ruim. x___X

    Mas como vc falou muito bem no fim do post a gente tem que estar atendo para o impacto das coisas. É bom um bifinho…mas a criação de gado tem forte impacto no ambiente.

    muah!

  • Lecticia disse:

    Admiro você, mas eu nasci carnívora. Não consigo!

  • Dani Danczuk disse:

    Eu não consigo. Cresci assim, porque minha avó tem fazenda e lá tem vaca, boi, porco, frango e ainda outros animais do serrado brasileiro xD mas não suporto ver as pessoas matando vaca, boi, porco, frango… eu fico bem longe. Só que eu não sei comer sem carne, mas nos últimos dias tenho almoçado bastante fora e geralmente tem várias opções de carnes, então sempre pego peixe ou ave. Mas eu espero um dia chegar a ponto de comer só de vez em quando.

  • Dani Danczuk disse:

    Fiz um comentário enorme e não foi ¬¬

  • Giovana disse:

    Eu to parando de comer carne vermelha também. E farinhas brancas, açúcar, gorduras… primeiro eu arrumo minha saúde, depois eu faço a louca do McDonalds, hahaha 😛

    Beijo!

  • Ana disse:

    tb sou do time das q nunca conseguiria parar de comer carne. :/

  • Dêssa Hanna disse:

    eu acho ótimo e apoio quem não come carne, mas eu não consigo ><
    alem de eu não comer quase nada de verduras e coisas do tipo, todas minhas comidas preferidas vão carne, mas um dia espero ser diferente ainda… ou aumenos comer poucas vezes (:

    beijos

  • Jeh disse:

    acho mto bacana isso paula!
    parabens, juro que vou tentar reduzir meu consumo de carne!

  • Ana Laura disse:

    Oi! Conheci seu site hoje e já estou comentando… leio diversos blogs e nunca comento, mas sobre esse assunto não poderia ficar fora. Sou vegetariana há 13 anos e também neste tempo parei de consumir refrigerantes. No começo foi difícil, porque eu comia muita carne, mas a soja, sabendo fazer direitinho dá pra ser consumida numa boa, e tentem comer almondega de soja com castanhas… hum! é uma delícia!!! Não sou vegetariana devido a algum ativismo ecológico, foi por necessidade de ser + saudável! Mas para ajudar o meio-ambiente eu parei de mascar chiclete, deve fazer mais de 1 ano, já que ele é borracha e demora para se decompor na natureza. Sucesso pra quem quer parar!!! bjs

  • Ana alice disse:

    Parei de comer carne vermelha,tem alguns meses. Estudo nutrição e dietética e isso me influenciou muito, a pesar de nunca ter sido fanatica por carne vermelha. Não como nem frango, por causa dos hormonios utilizados na criação. Como peixe de domingo á domingo, não sinto a menor falta daquele bifinho bem passado. Vario o modo de preparo dos peixes que consumo para não enjoar, além de comer soja, legumes e frutas todos os dias. Nesse pouco tempo já pude notar a difernça em minha saúde. Alimentação é uma questão de hábito, de educação,depois que se torna hábito nem lembramos das ‘besteiras’ que comíamos antes.

  • Andresa disse:

    Fazem, três ou mais meses que não como carne, não por tentar “parecer” saudavel e sim por ter visto algo que me deixou com trauma, mas nada de tão inusitado, creio eu. Gostava demais de um churrasco, hoje em dia apenas como aves e peixes ou enlatados, perdi uns 8kg, talvez pelo fato do meu metabolismo ser acelerado, e detalhe que eu sou magra, fui ao médico e comuniquei sobre esse detalhe, dizendo ele que não tem problema nenhum, que eu posso substituir a carne, por fígado de galinha. As vezes dá uma recaída, mas no mesmo momento dá aquele nojo. rs

  • Mylena disse:

    Ah sei lá respeito as opniões de quem come carne de vaca, porco, carneiro.. a conciência é de cada um, é fácil falar que é carnivoro quando não foi você que matou o animal, você não viu sendo morto, é só ir no açougue e comprar o bife pronto ! A maioria nunca se quer viu um animal desse sendo morto ! É uma crueldade enorme ! o que fazem com esses animais ! É claro que cada povo tem sua cultura, mas o ser humano tem que buscar se evoluir ! Faz tempo que não como carne ! Me sinto muuuito bem ! Busquei proteínas em outros alimentos ! Prefiro comer um peixe que é o único animal que eu teria coragem de matar para comer ! Abraços !

  • cintia disse:

    O homem é o único animal que come somente por prazer, tantos animais mortos apenas para porque a maioria tem vontade de comer a carne, quando poderia substituir por outra fonte protéica. Irracionais……A humanidade segue sem consciência, com seu egoísmo, sem olhar para o próximo. Vontade se supera, ninguém precisa morrer para que possamos encher nossas barrigas.

  • tonyberto disse:

    muitos depoimentos, mas o que realmente queria saber se é benéfico para a saúde o não consumo de carne vermelha, tô quase deixando por completo de comer a carne vermelha, só preciso de um empurrãozinho sobre a saúde sem marvada carne vermelha.

  • Mariana disse:

    Faz um mês que não como carne vermelha e não sinto falta! 😀

  • Gabriel Lima disse:

    Eu nao como carne a 4 anos, e posso te dizer.. vc vez uma otma escolha a nao comer carne vermelha…. se vcs tiverem força de vontade como eu .. eu faço assim … 6 meses como apenas frango grelhado e nos outros 6 meses eu como apenas legumes…é bem dificil mais hoje em dia consigo me controlar..

    eu pesava 87,2 kg
    hoje eu peso 64,7 kg

    emagreci 22,5 kg

    sem fazer nenhum esforço..

    boa sorte a todos

  • Warrior of Light disse:

    Dia 10/08/2013 vai fazer 6 meses que parei totalmente com a ingestão de carne, de todos os tipos, até Peixes. Posso dizer que não sinto falta alguma, talvez só um pouco na 1ª semana. Nunca gostei muito de comer, sempre me senti preso, limitado, fraco diante as limitações e necessidades humanas.

    Nos próximos 6 meses, espero começar algo ainda mais radical, vou cortar 100% de alimentos sólidos, e tentar suprir minhas necessidades somente com líquidos.

  • rerisson disse:

    bem… Eu tnho 1,60 e a um ano atraz pesava 85kg em agosto entrei na academia em a
    em janeuro ja tinha perdido 20kg. Hoje sou semi-vegetariano. Carne vermelha não me faz falta. Ms estou numa dieta de 10 dias sem carne e até agora dá pra levar rs preciso perder 10kg ainda rs.

  • leonardo disse:

    Ola amigos,parei de comer todos os tipos de carne e mudei minha vida, eu nunca me atentei para saber o que acontece nos bastidores.
    nao vou participar mais desta matança covarde dos animais, as vezes sinto vergonha de olhar nos olhos de um animal.
    Essa historia de dizer que somos carnivoros dependente exclusivamente de carne é MENTIRA !!! Imaginem uma criança de 3 anos em um quarto trancada com fome, e o senário é o seguinte: uma criança de 3 anos, um Coelho e uma maçã.
    Qual a criança irá comer? O Coelho vivo ou a maçã? Com certeza a maçã, ora se somos carnívoros dependentes de carne a natureza humana faria com que a criança comesse o Coelho.
    Se vocês conseguirem assistir este vídeo ,com certeza ira mudar o pensamento, e digo o seguinte; se eu não pudesse parar de comer carne eu preferiria morrer.

    http://m.youtube.com/watch?v=bsPHTemgYYY&desktop_uri=%2Fwatch%3Fv%3DbsPHTemgYYY

Pin It

No Instagram 📸 @paula_belotti

No Youtube