Strogonoff

04 de fevereiro de 2011 | Por Paula B
Phoenix - Lisztomania

Meu prato preferido (ou será um deles?) é strogonoff (ou estrogonofe, na versão abrasileirada).
Minha mãe sempre fazia em casa e comíamos horrores, e tinha que fazer numa quantidade absurda pq eu e o meu irmão sempre queríamos que durasse pelo menos uns 2 dias! huahauha

O melhor é que depois que eu casei descobri que ele é fácil e rápido de fazer!
Na internet tem zilhões de versões de receitas, e eu acabei misturando várias até chegar nessa, que é a minha receitinha padrão. E eu digo que o meu é um strogonoff de macho, pq eu gosto dele assim mais coradinho e com gosto forte, não curto muito aquelas versões pálidas que são puro creme de leite.

strogonoff

Ingredientes:
(Sou péssima com quantidades, vou fazendo meio “a olho”)
– 400g de carne cortada em cubinhos (eu só uso peito de frango, mas vc pode usar filé mignon, alcatra, contra-filé, proteína de soja ou até camarão)
– 1 col. de sopa de manteiga
– cebola picadinha (a gosto, eu uso mais ou menos meia cebola média)
– molho de tomate (eu coloco praticamente a lata toda pq eu gosto dele assim bem laranjinha… se vc prefere ele mais clarinho, coloca menos…)
– 3 col. de sopa de ketchup
– 3 col. de sopa de mostarda
– 3 col. de sopa de molho inglês
– 200g. de champignon
– 1 caixinha de creme de leite
– sal e pimenta do reino a gosto

Como fazer:
– Antes de começar eu tempero os pedacinhos de frango (ou carne, se for o caso), com sal e pimenta do reino (só um pouquinho!) e deixo eles esperando enquanto frito a cebola na manteiga até ela começar a ficar amarelinha.
–  Aí entra o frango. Eu deixo a panela em fogo baixo, tampada, mexendo de vez em quando, pra ele cozinhar na própria água que ele solta (minhas panelas são de inox, que suuuper esquentam, então dependendo da panela eu acho que tem que aumentar um pouquinho o fogo)
– Quando o frango estiver cozido (corte um pedacinho pra saber se por dentro está no ponto), junte o molho de tomate, o ketchup, a mostarda e o molho inglês, mexa e deixe uns 3 minutinhos…
– Junte o champignon e deixe mais um pouquinho (eu não tenho muita paciência e essa hora ele já tá cheiroso, devo deixar uns 2 minutos rs)
– Por fim, junte o creme de leite, misture e pronto!

Enquanto vc fez tudo isso, claro que vc deixou o arroz cozinhando né? Aí é só servir!


Tem 6 pessoas falando sobre o post "Strogonoff"


Pin It

No Instagram 📸 @paula_belotti

No Youtube