Xcaret!

12 de dezembro de 2011 | Por Paula B
Bruno Mars – It Will Rain

Se eu me senti assim no Xcaret, imagina quando eu for pra Disney! Sabe quando tudo é feito para agradar o visitante? Então…

O Xcaret é um dos parques da Riviera Maya, a mais ou menos 2 horas de Cancun. É um parque fabricado, mas isso não deixa ele menos lindo!

A principal atração, e que lhe toma quase 2 horas, é o rio (que tem 3 percursos diferentes, você escolhe por qual vai – nós fomos pelo do Manatee)… você entra nele perto da entrada do parque e vai sair lá do outro lado, e depois faz o caminho de volta por terra, passando pelas outras atrações.
É bem legal (mas pra sedentários como eu, que ainda por cima nem sabem nadar, é um pouco cansativo). Tirando as partes em que tem que passar pelos túneis, com peixes em baixo d’água e morcegos em cima dela…

Mas quando você chega no final do rio, eis a recompensa…

Não reparem no meu cabelo horrível na foto, eu tinha acabado de passar duas horas lutando pela vida dentro do rio! huauhahua

O itinerário é mais ou menos esse, você desse o rio, descansa na prainha, almoça e depois começa o caminho de volta… E no caminho você vai encontrando todo tipo de bicho (alguns ficam soltos mesmo!)

Tartarugas, iguanas (estão por toda parte!) e um jacarezinho tomando sol…


Golfinhos (não faltam em lugar nenhum por lá), arraias, araras e um baiacú (esse estava no aquário)

Borboletário. Já disse que um dos bichos que eu mais tenho medo são borboletas? Imagina a minha alegria quando o Diego quis entrar na jaula gigante cheia de borboletas? Ainda bem que eu ainda estava com a minha toalha para me proteger dessas criaturas horríveis!

Danza de los Voladores de Papantla, uma dança folclórica típica mexicana, se é que podemos chamar isso só de dança. Os tiozinhos (sempre tiozinhos mesmo, tinha um que parecia ter uns 70 anos!) começam dançando em volta do poste, mas depois sobem e depois descem pendurados de cabeça para baixo por uma corda, girando!

Depois de toda a caminhada, tem uma atração pra descansar (mesmo!). No Rio Paraíso você vai nesse barquinho, em silêncio, só observando a natureza e aproveitando os 5 minutinhos pra relaxar…

E pode parecer um pouco estranho, mas tem uma área do parque em que tem um cemitério! Ainda bem que é só uma réplica, não tem ninguém enterrado lá de verdade! Mas ele é bem interessante viu, os túmulos são super coloridos e representam bem essa cultura de festejar a morte que existe no México.

E dentro do parque tem também uma igreja da Virgem de Guadalupe. Não dá pra ver direito nessas fotos, mas a imagem fica numa ilhota, cercada de água, e se chega perto dela através de uma pontezinha!

Tem também um mirante giratório de onde dá pra ver todo o parque de cima (e ver também que ele é cercado de mato!)

E por fim, o show da noite! Não dá pra visitar o parque e não ver o Xcaret Mexico Espetacular, um show feito numa arena com cerca de 300 atores e que mostra a história e cultura do México, desde a era pré-colombiana!
O show dura cerca de 1hora e meia, e mostra a cultura maia (incluindo o jogo de pelota, onde o perdedor era decaptado e um outro esporte deles jogado com uma bola de fogo!), a invasão dos espanhóis e o massacre dos nativos, até as danças típicas de cada estado. Parece estranho, mas o show é emocionante e você sai dele querendo virar mexicano! Fora os mexicanos da platéia, que fazem a maior festa na hora da dança do seu estado (e os estados tem nomes como Tabasco e  Chihuahua!)

O ingresso custava – e ainda custa – 99 dólares por pessoa e inclui almoço, lanche, equipamento de snorkeling  e até toalha. É um dos passeios imperdíveis para quem vai a Riviera Maya!


Tem 3 pessoas falando sobre o post "Xcaret!"


Pin It

No Instagram 📸 @paula_belotti

No Youtube