Snapchat: Modo de usar

11 de Abril de 2015 | Por Paula B
Calvin Harris - Summer

Você já deve ter ouvido falar do Snapchat né? Esse aplicativo que mistura rede social com comunicador instantâneo (tipo o filho do Instagram com o WhatsApp) já existe a algum tempo e antes era mais usado entre os adolescentes, creio eu, já que passei muito tempo resistindo a ele. Agora parece que está todo mundo usando, especialmente veiculos de comunicação, marcas gringas e blogueiros.

O aplicativo não é lá muito intuitivo (ou talvez eu que estou ficando velha :/). Partindo da tela inicial, deslize para a esquerda para ir para tela de chat (dá pra ser por escrito, como era no meu tempo kkk). Deslize para cima para ir para a tela de contatos (sua lista de amigos, adicionar novos e ver quem te adicionou recentemente). Deslize para a direita e você vê as ultimas atualizações publicas dos seus amigos (e mais alguns patrocinados pelo app). Deslizando mais uma vez para a esquerda nessa tela, você vê os canais de notícias.  Basicamente é isso.

snapchat

Entre as dicas menos conhecidas, são que, na tela da foto, antes de enviar, se você ir deslizando o dedo para a esquerda ele vai adicionando filtros na foto. Nesse post do Techtudo tem mais alguns filtros secretos. Se você quer saber mais detalhes, leia o post 13 dicas para deixar seus videos do Snapchat mais divertidos.

Tem duas maneiras de fazer uma publicação no Snapchat (que pode ser foto ou um vídeo curtinho de até 10 segundos). Você pode adicionar seu conteúdo ao My Story, e aí ele ficará visível para todos que te adicionaram verem por 24h, ou enviar para uma pessoa específica como uma mensagem. E aí a pessoa vê a mensagem e ela some! (Claro que nada impede de tirar um printscreen né? O app te avisa se alguém dizer isso, mas pense no que vai postar lá!). Só dá pra enviar coisas gravadas na hora, o Snapchat não permite que você use conteúdo que já está gravado no seu celular pra enviar. É aqui-agora, nada de tirar mil fotos naquela viagem de 3 dias e ficar postando por duas semanas pra acharem que você ainda está de férias.

Melhores usuários do Snapchat

No começo foi difícil entender qual era a graça da coisa, pois a maioria das pessoas só posta tosqueira! Mas depois de alguma pesquisa, acabei encontrando alguns users que criam um conteúdo legal no app. Claro que lá você não vai ver aquelas fotos bonitas e produzidas como no Instagram (ainda é minha rede preferida, me segue lá: @paula_belotti), nem esse é o objetivo do Snapchat, mas tem gente se saindo bem na coisa. Minhas recomendações:

1. nowthisnews
Foi uma das primeiras agências de notícias na plataforma, enviando manchetes em forma de textos e desenhos. Foi aqui que eu fiquei sabendo que o Taco Bell (que também tem conta no Snap – tacobell) vai começar a testar o serviço de delivery esse ano – aiiii que saudade do Taco Bell!

2. mtv
Apesar das postagens serem meio inconstantes, já até aprendi a fazer uma pipoca de panela com curry através do passo-a-passo do canal. E as vezes aparecem também celebridades convidadas que estão nos estúdios.

3. jaredleto
O ator, cantor, diretor e vencedor do Oscar também é uma estrela do snapchat, postando selfies decoradas com uma arte meio psicodélica, deixando bem engraçado.

4. sephorasnaps
Snapchat da rede de lojas de cosméticos, posta vários snaps de produtos e esse fim de semana está postando da base deles no Coachella!

5. mplatco
Meu tipo preferido de conta são as dos verdadeiros artistas que criam obras de arte em cima das fotos. O Mike Platco é um desses, no site dele dá pra ver os desenhos que ele já criou.

6. shonduras
O Shaun McBride é mais um artista famoso do snap. Dá pra ver os trabalhos dele aqui.

7. geeohsnaps
Ganhou meu fantasma coração desenhando um Totoro. Não se sabe muito sobre esse artista norueguês que desenha sobre retratos de estranhos pela rua, mas são sanes tão legais que ele já trabalhou para a Disney! Veja os trabalhos dele aqui.

8. miologie
Christine Mi posta muitos videos comuns e selfies, mas quando resolve ilustrar… dá uma olhada! (o do cavalo eu acho incrível!)

9. dabttll
Ok, é o último do tipo que eu comento! Dasha Batelle é uma artista de NYC que também arrasa nas ilustrações com a canetinha que eu não consigo usar pra nada.

10. thailaayalareal
Mudando de tipo de conta, eu não sou uma pessoa de seguir muitos famosos, mas de todos os que eu “experimentei” para esse post, a Thaila Ayala foi a mais legal e mais ativa na rede – e tá me fazendo inveja postando de lá do Coachella.
Pra quem se interessa por essa categoria, aqui tem uma lista de usuários famosos no Snapchat e aqui tem uma lista dos blogueiros brasileiros.

11. songofatyle
Snap da blogueira Aimee Song, do Song of Style – dispensa apresentações né? É uma das minhas blogueiras gringas favoritas.

12. blogstarving
Snapchat do blog Starving, tem bastante atualização mas não fica chato!

13. drkdiva
Muitos gatos, shows, mais gatos e as ruas de Amsterdam no snapchat da Paula Abrahão.

Essas são as minhas sugestões e relembrando: o meu é paulabelotti. Se você tem algum user legal pra me indicar ou o seu mesmo, deixa aí nos comentários pra alimentar o meu vício!


Tem 7 pessoas falando sobre o post "Snapchat: Modo de usar"


  • Babee disse:

    Eu não sabia se esse “Minha história” ia pra geral mesmo ou se só ficava no meu perfil, obrigada por me esclarecer isso <3 E eu gostei dele justamente pelo modo instantâneo dele, você assiste ali e *plim*, ele "some", fora as zueras que a galera posta do dia-a-dia, tive muito preconceito mas agora estou curtindo, apesar de não postar muito. Vou te adicionar <3

  • Eu fico doida para usar porque falam que é muito legal e viciante, mas não tem pra windows phone :'(

  • Luana disse:

    Toda vez que alguém fala sobre Snapchat eu me sinto igual a minha vó quando alguém fala em computador. Criei uma conta pra ver qual era a do app, mas num tô entendendo nd! Tô lendo alguns posts sobre ele e tentando aprender alguma coisa… uma h a coisa anda! O que eu não entendi é: como você encontra as pessoas? Não tem como conectar Twitter/Facebook? Por enquanto verei suas recomendações de contas a seguir e talvez eu me empolgue um pouco 🙂

    • Paula B disse:

      Oi Luana! Normal, no começo eu tbm me senti assim! rsrsrs
      Isso é uma coisa ruim do app mesmo, ele não se conecta com nenhuma outra rede social! A única forma de adicionar alguém é pelo username… até tem opção pra procurar na agenda do celular, mas as vezes falha, eu não achei nem o meu marido dessa forma!

  • […] cita um seriado que me ganhou antes da viagem, o Unbreakable Kimmy Schmidt; – A Paula deu uma explicadinho sobre o Snapchat, e se você não me segue lá sou a @tayxoca; – Como sempre Victoria mandou […]

Pin It

No Instagram 📸 @paula_belotti

No Youtube