Filofax e outros planners

09 de julho de 2015 | Por Paula B

Vocês sabem que eu sou do time das loucas da papelaria, então já é de se esperar que eu curta um pedaço de papel. Engraçado como com tanta tecnologia eu estou vendo cada vez mais gente adotar o papel para se organizar também – afinal, não dá bug, não acaba a bateria e pode ser bem mais bonitinho!

Eu falei já de Filofax por aqui um tempão atrás. É a agenda que eu uso a mais de um ano (ela funciona como um fichário, então dá pra ir trocando o miolo), e já apareceu discretamente lá no meu Instagram. Aqui no Brasil é uma tarefa bem difícil encontrar os modelos da própria Filofax, mas dá pra achar algumas opções similares de outras marcas, como a Redfax, a Maiofax e a Tilifax. O modelo que eu uso é um Filofax Malden, de couro de búfalo, na cor roxo que provavelmente vai durar o resto da minha vida. Comprei na A.I. Friedman, em Nova York (aliás, preciso fazer um post falando sobre as papelarias mara que tem lá). Por enquanto eu consegui resistir e ficar só com ela, já que é bem comum isso virar um vício e as pessoas começarem a colecionar filofaxes.

filofax

Meu filofax

 

Acho que esse tipo de agenda argolada – conhecida também como organizer – é o mais popular entre quem gosta de decorar as páginas da agenda – dá pra usar adesivos, carimbos, washi tape, etc. O modelo permite que se organize a informação da forma que preferir, pois dá pra adicionar, retirar e mudar a ordem das páginas a qualquer momento – eu que vivo anotando coisas de qualquer jeito pra depois passar a limpo adoro isso. Também dá pra colocar divisórias para separar os assuntos – eu por exemplo uso 4 – informações de referência, a agenda propriamente dita, espaço para anotações e uma seção para o blog.
E ainda, por ser um modelo popular, você não fica preso ao refil da marca – pela internet dá pra encontrar várias outras marcas (quase todas gringas) que fazem miolos compatíveis – eu particularmente gosto dos da Piaric. Dá também para comprar arquivos com layouts diferentes e imprimir em casa (os planner printables) – tem alguns grátis também, ou se você tem um pouco mais de habilidade e paciência, dá pra fazer o seu próprio layout. Essa é outra das principais vantagens, pois você vai ter uma forma de anotar as coisas do jeito que funcionar melhor para você.

Confesso que as argolas podem atrapalhar um pouco para escrever, mas dá para retirar as folhas para fazer as anotações – eu só tiro mesmo quando estou inspirada e quero deixar tudo bonitinho e decorado, mas se for uma anotação rápida dá pra fazer tranquilo sem ter que abrir as argolas. Outro problema pra mim é que, pelo menos a minha que é do tamanho personal (o mais comum também, com folhas no tamanho 95mm x 171mm) e está bem recheada de coisas as vezes não cabe dentro das minhas bolsas!
(E isso está me dando vontade de experimentar um outro sistema, o tipo traveler’s notebook, mas isso é assunto para um outro post…)

Eu não abandonei totalmente a agenda do celular – a lista de compras do supermercado por exemplo ainda fica nele, pois é compartilhada entre eu e meu marido. Telefones e emails também ficam só no celular. Mas pra todo o resto eu uso mesmo é papel. E vocês, como fazem para se organizar?


Tem 8 pessoas falando sobre o post "Filofax e outros planners"


  • Vy disse:

    Amo papelaria e já tive agenda desse tipo, mas de personagens, haha! Hoje prefiro tipo scheduler que é mais prático pra mim e pra minha bolsa, hehe..

    E vamos lá responder as perguntas (porque o sistema do blogger não tem botão de responder =[)

    1. Vou contar mais da viagem da Inglaterra quando chegar meu visto (até a semana que vem, e espero que aprovado!);
    2. Pode entrar em alguns templos. Tipo o Kinkakuji, o mais famoso, não pode. Mas geralmente não tem muito o que ver mesmo, não é tipo igreja barroca em Ouro Preto, é bem mais simples…
    3. Eu só visitei os escombros do WTC em 2005/2006, achei bizarro. Das outras vezes que fui trabalhar lá no Japão peguei vários terremotos. Esses que destroem tudo sao bem raros (ainda bem, haha) e os do dia a dia (as vezes podem ser semanais!) parece que vocêtá com tontura, só…
    4. As fotos da Puroland ficaram péssimas porque minha camera morreu e a do celular não é muito boa pra pouca luz, mas tá lá no fb 😉

  • Simone disse:

    No ano passado eu resolvi fazer o meu, mas só depois fui achar inspirações no Pinterest. Acabou dando certo, pois fiz com um fichário e divisórias normais em um layout que eu mesma diagramei. Neste ano a correria não permitiu e eu comprei uma agenda tradicional. No fim estou sentindo falta, pois estou com vários cadernos avulsos para organizar as coisas. Já estou me organizando para voltar no próximo ano!

    P.S.: Fiquei curiosa com as dicas de papelarias em NY! Quando fui para lá acabei não pesquisando e só achei uma.

    Beijos

    • Paula B disse:

      Estou devendo mesmo esse post sobre as papelarias que eu fui em NYC! Que saudade de lá, era cada coisa linda! Eu estou tentando usar traveler notebook agora, é mais “portátil” mas estou estranhando pois estava acostumada com essa flexibilidade do filofax… Acaba que eu estou usando os dois ao mesmo tempo!

  • […] que deixam a gente louca! Foi lá, em uma papelaria fantástica que eu consegui comprar o meu Filofax Malden. Ainda tem lojas de artesanato como a minha amada Michaels que vendem coisas do tipo também. Eu […]

  • […] alguma rede social deve saber que eu sou louca por coisas de papelaria! Ainda uso agenda de papel (meu filofax já apareceu aqui), sempre tenho um caderninho para anotações por perto, e adoro canetas, adesivos e tudo mais. E […]

  • Jéssica disse:

    Sou apaixonadaaaaa por agendas! Uma das minhas maiores alegrias no final de ano: comprar agenda nova rsrsrs. Pena que aqui na região é tão difícil achar variedades, pois gosto de “vê-las com as mãos” hehe…

    • Paula B disse:

      Eu também prefiro pegar na mão pra escolher, mas aqui também não tem tanta opção assim, pelo menos comparado com as papelarias que a gente vê fora do Brasil… uma pena!

  • […] eu não preciso remover nada para anotar alguma coisa nele. Lembra que eu comentei no post sobre o Filofax que as argolas me atrapalhavam para escrever então eu precisava remover as folhas quando tinha […]

Pin It

No Instagram 📸 @paula_belotti

No Youtube