Minha Silhouette Portrait

11 de Janeiro de 2016 | Por Paula B
Miami Horror - Real Slow

Nessa minha loucura por papelaria, já comprei várias ferramentas pra fazer arte e me dei conta que a maior delas nunca apareceu por aqui. É a minha Silhouette Portrait:

silhouette

Nunca viu? Silhouette é uma das mais populares plotters de corte domésticas. A minha é a versão Portrait, que tem a base de corte do tamanho de uma folha A4, mas eles tem um outro modelo até mais comum que é a Cameo, cuja base de corte é de 30×30 cm – o tamanho de uma folha de scrapbook. Vale lembrar que a Silhouette não imprime, ela só recorta diversos tipos de material (vários tipos de papéis, acetato, vinil, contact, tecido, etc.). Com acessórios, ela até pode ser usada para desenhar (trocando-se a lâmina por uma caneta) mas imprimir mesmo não – você tem que imprimir a imagem na sua impressora e depois colocar nela para ser recortada.
Ela também consegue fazer carimbos com um kit vendido a parte. Nunca usei esse kit e acho que só funciona para carimbos não muito detalhados, mas a marca acaba de lançar uma máquina específica para se fazer carimbos super detalhados, a Mint.

A Silhouette possui um software próprio para os arquivos de corte, o Silhouette Studio, e nele você pode criar seus próprios modelos, baixar arquivos prontos da internet (tanto os da loja virtual deles como arquivos grátis de outros sites – eu tenho um board no Pinterest com tudo que eu vou achando e gosto), ou usar arquivos vetoriais em SVG. Tanto a versão básica como a verão paga do software da Silhouette consegue abrir os arquivos SVG, mas a diferença é o trabalho que você vai ter para prepara-los para o uso – na versão básica dá um pouco mais de trabalho mas é possível.

silhouette

Eu uso a Silhouette pra coisas tão aleatórias! Já fiz aquelas “máscaras” de bokeh pra usar na câmera, várias caixinhas para organizar as coisas do escritório, adesivos para usar no planner, parte da decoração do meu aniversário e agora que estou fazendo uns caderninhos para o meu traveler’s notebook, usei ela para recortar as capas vazadas e dar um charme a mais. Pra mim que sou meio descordenada e mesmo que seja pra recortar só um quadrado a régua sempre escorrega e o corte sai torto, é ótimo ter uma dessas. Muita gente compra a Silhouette para trabalhar com artigos de festas, como convites e lembrancinhas. Eu comprei só como hobby mesmo, é uma coisa bem supérflua mas eu adoro a minha!


Tem 7 pessoas falando sobre o post "Minha Silhouette Portrait"


Pin It

No Instagram 📸 @paula_belotti

No Youtube