Como aprender crochet

26 de fevereiro de 2016 | Por Paula B
Cansei de Ser Sexy - Acho Um Pouco Bom

Sim, eu sei fazer crochet! Eu também sei bordar e fazer tricot, e eu ainda nem tenho 80 anos. E acho muito engraçado que quase toda vez que alguém descobre que eu sei crochetar, a pessoa fica espantada, como se isso fosse uma coisa de outro mundo! A verdade é que saber fazer crochet pode ser muito útil – você pode fazer seu próprio tapete para decorar o quarto, uma blusa nova ou até bonequinhos – os chamados amigurumis. Então resolvi vir aqui dar umas dicas para você que quer aprender crochet também!

aprender crochet

Não pense que eu aprendi quando era criança com minha avó – aliás acho que a minha avó nem sabia fazer crochet. Na verdade eu aprendi a pouco tempo atrás, pela internet! Por isso eu decidi compartilhar aqui, para vocês verem que é possível aprender sozinha e sem sair da frente do computador! A parte que eu achei mais difícil mesmo foi encontrar bons tutoriais, pois a maioria tinha uma qualidade de imagem ruim, fora de foco e era chatíssimo!

O material que você vai precisar para começar é bem básico: agulha de crochet e linha que você encontra em qualquer loja de armarinhos. Elas existem em diversos tamanhos e materiais, mas você não precisa de todas – compre só algumas de acordo com o que você pretende fazer. Se vai crochetar com fio de malha (também chamado de trapilho), compre a número 10, se vai usar barbante compre a número 4 ou 5, se vai usar linhas mais finas, compre agulhas menores. No rótulo da linha sempre vem o número de agulha indicado para ela. Também é útil ter por perto uma tesoura, uma fita métrica e alguns alfinetes de segurança para marcar pontos.

Uma coisa que ajuda bastante é saber um pouco de inglês, pois as “receitas” mais bonitas (ao meu gosto pelo menos) estão em inglês. Não precisa ser fluente mas é preciso saber pelo menos os nomes dos pontos. Eu pra dizer a verdade aprendi primeiro em inglês e depois em português, então para ajudar fiz uma listinha com a tradução dos termos básicos (para o inglês americano, no britânico tem algumas diferenças):

aprender crochet

Eu decidi aprender pois queria fazer amigurumis, mas confesso que até hoje não fiz nenhum! A verdade é que para os bonequinhos ficarem bonitos você precisa treinar bastante antes para fazer os pontos bem iguaizinhos. Aí eu comecei fazendo um tapete para praticar e tomei gosto de fazer coisas para a casa, então acabei colocando a idéia dos bonequinhos de lado por um tempo e tenho me dedicado e tapetes e cestas para a casa – e já fiz uns cachecóis também pois eu não resisto!

Então vamos a minha lista de links preferidos para você aprender crochet também. Se você fala inglês – sério, você deveria – vá ao canal All Free Crochet ou ao canal da Melanie Ham. Nesse vídeo do All Free Crochet dá pra ver bem como é o básico (single crochet ou ponto baixo) e a diferença entre os demais pontos básicos. No canal da Melanie tem alguns tutoriais bem simples de serem completados que vão te deixar com vontade de aprender mais, como esse de boot cuffs ou esse cachecol infinito. O canal New Stich a Day também tem bons vídeos mostrando pontos além dos básicos.

Em português também tem bastante coisa no Youtube, mas a dificuldade é achar vídeos com bom foco e que não se resumam a flores e barrados de pano de prato – isso tem bastante, não sei qual é a desse pessoal com as flores! O canal mais completo que eu achei até hoje e que eu gostei dos vídeos foi o do Crochê Fácil. O canal antigo do blog Superziper também tem alguns vídeos – pena que no canal novo não tem nada ainda. Se você também quer aprender a fazer amigurumis, no canal da Bia Morais tem uma série de vídeos só sobre eles e ela também explica os pontos básicos. Se você conhece outros canais em português, deixa o link aqui nos comentários para eu visitar!


Tem 5 pessoas falando sobre o post "Como aprender crochet"


  • Nicas disse:

    A primeira vez que vi o blog da Bia, eu surtei querendo aprender crochet pra fazer um milhão de amigurumis, mas aí tem a fotografia e as coisas pra ler e assistir e o Oscar e as séries e o crochet ficou pra quando eu tiver 80 anos mesmo. Tem gente que trabalha comigo que fala que “deve ser horrível largar a carreira e aposentar”, mas eu já tô com tantos planos pra essa época que, olha francamente, tô preocupada de não ter tempo nem pra netos.

  • Vy disse:

    Queria ter esse dom! Quem sabe, quando voltar? Queria ser mais “trabalhos manuais” na vida. Tipo o ajudar o povo de humanas a vender miçangas e tal, hahaha

  • Eu acho um máximo quem saber fazer essas coisas, minha mãe é artesã e ela faz um pouco de tudo sabe? Costura, tricota, pinta… Então coloquei na cabeça que ia aprender tricô e fazer um poncho (olha só, nem pra começar do básico) e na verdade acabei fazendo meio cachecol 🙁 minha mãe quem terminou.
    Eu gosto muito dos croches da Angel do By Angel conhece? Faz tempo que ela não posta nada, mas no intagram dela ter alguns trabalhos e fico babando. Vou dar um olhada nos canais que vc citou Paula, quem sabe não me animo *-*

    Beijos

    • Paula B disse:

      Adoro as coisas que a Angel faz, ela usa muito fio de malha que é super pesado e fica lindo!
      Crochet é mais fácil de aprender do que tricot, faz sim!

Pin It

No Instagram 📸 @paula_belotti

No Youtube