TOP
Web

Cursos Online: aprendendo algo novo sem sair de casa

Sabe esse tempo que você passa vendo vídeos no Youtube ou gifs engraçados? Ou pior, bisbilhotando a vida dos outros no Facebook? Que tal dedicar uma parte dele para aprender alguma coisa nova? Fiz uma seleção de bons sites que disponibilizam cursos online para você aprender sem nem precisar sair de casa e muitas vezes, de graça!

cursos online

  • Coursera :  Pra mim, é a melhor plataforma de cursos online: tem muitos cursos ótimos de graça, de universidades reconhecidas como Yale, Stanford, Princeton e várias outras. Vários deles são legendados em português. Foi aqui que eu aprendi tudo o que eu sei de Python.
  • Codecademy :  ótimo lugar aprender programação para a web, como HTML e CSS. Eu fiz um lá para relembrar alguns conceitos, achei simples mas para quem está começando é uma boa!
  • Khan Academy:  é praticamente uma escola online gratuita, que possui desde o currículo básico (matemática, ciências) a cursos de programação. Eles tem um projeto chamado Hora da Programação que é super interativo, vale a pena conhecer!
  • Duolingo:  se propõe a ensinar uma nova língua em forma de game! Da até pra competir com os amigos que faz mais pontos na semana. Tem muitas línguas disponíveis (até klingon!). Particularmente eu acho difícil aprender a falar fluentemente uma língua do zero apenas com ele – eu aprendi só algumas frases em francês – mas é ótimo como apoio quando você já está estudando algum idioma.
  • edX : um projeto da Harvard University e do MIT que reune centenas de cursos de universidades de todo o mundo – além delas mesmas, tem Berkeley, Caltech, Sorbonne,  e várias outras. Muitos deles oferecem inclusive certificado das universidades, mas quase não tem conteúdo em português.
  • Udemy: tem mais de 40 mil cursos disponíveis em diversas áreas – diversas mesmo gente, achei até curso para ensinar como perder peso! Vários são pagos, mas tem bastante conteúdo gratuito também, a maioria em inglês.
  • MITOpenCourseWare :  todos os materiais dos cursos do MIT (Massachusetts Institute of Technology) disponíveis para download. Ótimo para quem estuda algo na área usar para pesquisa.
  • Miriada X:  Se você não fala inglês, mas sabe espanhol, essa é uma boa opção! A Miriada X é uma plataforma de cursos online de universidades ibero-americanas, então todo o conteúdo está em espanhol ou português.
  • Veduca: a maior comunidade brasileira de ensino superior online, com mais de 200 cursos gratuitos de instituições como USP, UnB, Unicamp, Harvard, MIT e outras.
  • Udacity: mais uma plataforma voltada para cursos na área de tecnologia e programação, como desenvolvimento de games, de apps, Ruby on Rails, Java etc.
  • Univesp TV: a Universidade Virtual do Estado São Paulo, criada pela Fundação Padre Anchieta, tem ótimos cursos gratuitos e em português.
  • EAD Sebrae: O Sebrae disponibiliza bons cursos online para você que quer ser um microempreendedor individual ou abrir uma pequena empresa.
  • Open Culture: Um compilado de centenas de links de aulas de 48 idiomas diferentes, tudo de graça.
  • TED Talks:  com certeza você já viu alguma palestra do TedTalks em algum lugar, já que elas são super compartilhadas por aí e estão disponíveis até no Netflix. São sempre palestras curtas, com menos de 20 minutos, sobre diversos assuntos abordados de maneira inspiradora.
  • Slideshare:  é um site de apresentações, tipo power point, sabe? Serve não só para aprender sobre algum assunto, mas mesmo para ver como a apresentação dele foi feita. Foi comprado pelo LinkedIn e muito do conteúdo disponível é o usado em grandes empresas e eventos.

Editado:
Dica da Stephanie: o EduK é um portal brasileiro com conteúdo todo em português em diversas áreas que tem opções gratuitas e pagas e também é possível pagar mensalidade para ter acesso a todo o conteúdo.

E você, conhece mais algum lugar bom pra se aprender alguma coisa online? Se sim, deixa a dica nos comentários para eu ver também!

Paula Belotti

Vive em São Paulo, é casada e tem uma gata-filha chamada Marie ♥ Moda, beleza, viagens, gatos, tech, papelaria, sorvete, sushi e blueberries, mas não tudo junto.

«

»

5 COMMENTS
  • SUELEN
    2 anos atrás

    Oii Paula, adorei a dica, vou com calma. obrigada por compartilhar 🙂 Beijus

  • Vy
    2 anos atrás

    Interessante, vou ver se assisto uns de programação. Ah, os velhos tempos em que eu sabia o suficiente pra mudar sozinha os meus layouts!!!

    • Paula B
      2 anos atrás
      AUTHOR

      Foi bem por isso que eu me interessei em começar a fazê-los!

  • Stephanie Ferreira
    2 anos atrás

    Um que gosto muito e sempre faço uma aula ou outra é o eduk Paula, tem ótimos cursos lá e a maioria vc conhece ver de graça 😀
    Beijão

    • Paula B
      2 anos atrás
      AUTHOR

      Eu achava que no Eduk só eram de graça aqueles ao vivo, que são durante a tarde, não sabia que tinham outros! Vou adicionar na lista!

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Porque usar o Telegram
Como editar para o Instagram Stories
DIY: Porta Celular
Méliuz: Como receber dinheiro de volta




No Instagram 📸 @paula_belotti