Video: Desafio dos 21 dias sem reclamar

11 de maio de 2016 | Por Paula B
Leigh Nash - Charmed Life

Vocês lembram que um mês atrás eu postei aqui no blog sobre o projeto Um mundo livre de reclamações? Como eu disse lá, resolvi aceitar esse desafio de passar 21 dias sem reclamar!

21 dias sem reclamar

Recapitulando, o pastor Will Bowen escreveu um livro, A Complaint Free World, traduzido aqui no Brasil como Pare de reclamar e concentre-se nas coisas boas, apresentando seu método para mudar esse comportamento de reclamar de tudo – devemos escolher um acessório,  e muda-lo de lugar toda vez que fizermos uma queixa ou uma crítica. O objetivo é mantê-lo no mesmo lugar por 21 dias seguidos, tempo necessário, segundo especialistas, para se adquirir um comportamento.

“Reclamar é falar de coisas que você não quer, em vez de falar daquilo que você quer. Quando nos queixamos, usamos as palavras para nos concentrarmos no que não é como gostaríamos. Nossos pensamentos criam nossa vida, e nossas palavras revelam o que pensamos.”

Bom, eu comecei o desafio no dia 09 de Abril e estou contando no vídeo abaixo como está o progresso! Ainda estou bem longe dos 21 dias sem reclamar, mas olha, acho que estou indo bem viu?

E você, que tal aderir ao desafio?


Tem 7 pessoas falando sobre o post "Video: Desafio dos 21 dias sem reclamar"


  • Fernanda disse:

    Até que eu não reclamo muito, mas o meu marido sim (aí eu reclamo que ele reclama!), mas
    vou fazer o desafio! Quem sabe ele se anima também, né!
    Bjos

  • Jessica M disse:

    Paula, desde que você postou sobre o desafio estou tentando fazer. Aí comecei a reclamar mentalmente porque vai fazer um mês que estou tentando e não dá certo kkkk :’D
    Sério, estou tentando todo dia, e quando percebo, paaan, reclamei de algo.
    E percebi também que o twitter parece ser minha válvula de escape para reclamações cotidianas.
    Outra coisa, realmente ficar perto de quem reclama contribuiu demais!
    Eu percebi que reclamo um pouco menos do que antes desde que comecei a tentativa.
    Mas sei que vou conseguir, sou brasileira e não desisto! hehe
    Beijos!

    • Paula B disse:

      Não desiste mesmo! As vezes é difícil, mentalmente eu também me pego reclamando mas tento me concentrar e pensar como aquilo pode ser diferente… No meu caso a válvula de reclamação era o snapchat, tenho até postando menos por lá. Mas o mais difícil mesmo são as pessoas que reclamam de tudo, pq tem hora que a gente acaba entrando num piloto automático e concordando com o que elas estão falando! Eu também não vou desistir, a gente vai se apoiando ok? Bjs!

  • Oi Paula, esse lance de ficar sem reclamar é bem interessante. Há alguns anos atrás eu trabalhava em uma empresa multinacional onde o ambiente era muito estressante e alguns de nós fazia este desafio de ficar sem reclamar, mas sem saber do caso deste livro e tal. Nós combinávamos que íamos ver o quanto a gente conseguiria ficar sem reclamar e me lembro de um colega de trabalho que terminou um dia de trabalho com muita dor de cabeça por “engolir” as reclamações… Realmente é muito difícil, mas acho que é um sacrifício válido.
    Eu me considero bastante reclamona e acredito que um desafio deste me cairia muito bem. Preciso melhorar estes hábitos, pois como você mesma diz no vídeo, isso afasta pessoas de nós.
    Uma pergunta, você chegou a ler o livro? Fiquei bastante interessada. Vou procurar saber mais e colocar em prática.
    Ótima dica!
    Um abraço, C!

    • Paula B disse:

      É bem difícil mesmo se acostumar mas eu acho que a questão é bem essa: não é o caso de engolir a reclamação e sim aprender a enxergar o problema de um outro angulo procurando uma solução para ele. O livro eu ainda estou lendo mas já estou bem no finalzinho e ele dá vários exemplos de histórias assim, de como precisamos ver as coisas de uma outra maneira. Me conta depois como você está indo no desafio! Bjs!

  • Vy disse:

    Eu não sou tão reclaminha, mas qd reclamo é com muita raiva, haha! Mas é verdade, é melhor focar no que é bom e tentar mudar o que incomoda ao invés de só reclamar! Boa sorte com o resto do desafio!

Pin It

No Instagram 📸 @paula_belotti

No Youtube