Como cuidar de suculentas

17 de junho de 2016 | Por Paula B
Alan Walker - Faded

Eu confesso que nunca tive muito jeito para jardinagem, sabe? Acho lindo um jardim bem cuidado, florido, mas não me dê uma planta para cuidar que já era na minha mão. Com exceção das suculentas! Por isso resolvi escrever esse post, afinal, se eu consigo cuidar bem delas, você também consegue!

suculentas

Aqui em casa elas se deram tão bem que o meu problema é que as minhas cresceram e se reproduziram demais. Ano passado eu fui em uma feira de plantas e comprei 5 “modelos” pra colocar num vaso. Hoje, essas 5 plantas iniciais já são mais de 30 – como eu queria que fosse fácil assim com dinheiro! Eu tenho uma echeveria maluca que além de ter ficado enorme agora decidiu que vai povoar o planeta com outras echeveriazinhas. Minha sacada está parecendo um berçário. Boa parte das espécies de suculentas se reproduzem muito facilmente – até quando você não quer. Basta uma folha cair na terra que ela brota e vira outra planta.

suculentas

o berçário

As suculentas agradam a quase todo mundo com o jeitinho fofo delas. Elas vivem bem tanto em ambientes internos como externos, desde que tenham luz suficiente dentro de casa, e não tomem muita chuva as que ficam fora de casa. Também são boas para quem tem “problemas de memória” como eu: precisam ser regadas em média a cada 15 dias – quando está muito quente e seco precisam de rega semanal, mas no frio podem aguentar até um mês sem ver água.

As suculentas devem ser plantadas em um substrato arenoso, composto de terra adubada e areia, afinal elas são parentes dos cactos do deserto, né? A proporção é de 1:1, ou seja, uma parte de terra para uma parte de areia (não vale areia de praia hein? Ela tem sal, não pode plantar nela!). Também é bom se o vaso tiver furos embaixo para evitar o acúmulo de umidade, e antes do substrato você precisa colocar cascalho ou argila expandida (aquelas em bolinhas), para que o excesso de água escorra e o substrato não saia pelos furos quando você regar. Na superfície é legal usar pedrinhas para que a planta não fique em contato direto com o solo quando ele estiver úmido.

suculentas03

Para suculentas, menos é mais – elas precisam de pouca água mesmo, e quanto mais gordinha a folha da espécie, mais tempo sem água ela consegue aguentar. No tempo frio, quando a água evapora menos, é no máximo uma rega a cada duas semanas. Dizem também que se deve molhar apenas a terra, evitando o contato da água com a planta, mas aqui as minhas parecem que não se importam com isso não!

Elas também precisam de muita luz – a quantidade de horas de luz direta vai depender da espécie. Em geral, as que tem folhas mais azuladas suportam menos o sol forte. Aqui em casa como são várias juntas eu deixo elas o dia todo na sacada, onde está sempre iluminado mas sol direto mesmo só pega na parte da manhã. Elas parecem estar adorando!

Até onde eu pesquisei na época que eu comprei as minhas, as suculentas não são tóxicas para gatos – isso é uma coisa que eu sempre me preocupo pois tem muitas plantas que fazem mal para eles. De qualquer forma a Marie nunca se interessou por elas. Mas tem super pouca informação sobre suculentas e gatos na internet, então se alguém tiver alguma informação mais precisa conta aqui nos comentários!

 

 


Tem 6 pessoas falando sobre o post "Como cuidar de suculentas"


  • Thais Aux disse:

    Ai, eu acho suculentas tão lindinhas, não sabia que elas se reproduziam assim tão fácil! Ainda não encontrei uma bonitinha assim pra comprar, tô louca atrás de uns vasinhos mas não encontro. Adorei!

  • Nicas disse:

    Parace mais fácil que cacto (eu não acho cacto tão fácil assim, desculpa)!
    Meu maior problema com essa sbrincadeiras, é que se você quiser levar a sério, tem que compra 01kg de terra e areia, não tem porções menores, eu não tenho onde guardar isso, aí quando acabam os nutrientes da terra, tenho que deixar a planta morrer e trocar por outra. :/

    • Paula B disse:

      Pera aí, que história é essa de acabar os nutrientes?!? Não é assim não, vc não precisa trocar a terra, só adubar! E isso é muito de tempos em tempos… Realmente o menor pacote de terra é de 1kg e isso é complicado, mas tem algumas lojas que quando você compra a muda eles já montam um vaso bonitinho para você (onde eu compro eles fazem isso).

  • Vy disse:

    Até minha mãe resolveu comprar umas agora, haha! Veremos como vai se sair… Quem curtia planta mesmo era meu pai, minha mãe é do tipo que esquece de regar planta também =P

Pin It

No Instagram 📸 @paula_belotti

No Youtube