Organizando o feed do Instagram

28 de junho de 2016 | Por Paula B
Taylor Swift ft. Ed Sheeran - Everything Has Changed

Para muita gente o Instagram deixou de ser simplesmente um diário fotográfico e agora está mais para um showcase de fotos. Antes a idéia era uma coisa mais twitterística – o que eu estou fazendo agora – mas ultimamente muitas pessoas tem tentando deixar o feed mais organizado, ou melhor dizendo, harmônico. Claro que não há nada errado em mostrar o seu cotidiano por lá, mas se você quer organizar seu feed do Instagram também dá uma olhada nas minhas dicas de apps e de como organizar melhor suas fotos.

feed do instagram

Na edição eu uso o Afterlight, o VSCO ou o Foodie para os filtros, e se preciso de alguma correção específica, o Facetune e o Snapseed. Uma forma de dar uma aparência mais harmônica é manter as fotos, ou pelo menos sequências delas (de 3, 6 ou 9 fotos) com a mesma padronagem de cor – você pode escolher uma única cor predominante, usar o mesmo filtro (com ajustes se necessário de acordo com a foto) ou mesmo fazer todas as fotos com cores bem vibrantes.

Eu confesso que eu  não sou o melhor exemplo de feed organizado mas estou me esforçando! É difícil quando a gente tem algum evento não postar as fotos no dia – e não tem nada errado nisso. Mas quando a “programação” volta ao normal, o que eu faço é tentar não repetir a temática das fotos – postar selfies ou fotos de comida na sequência – a não ser que você mantenha uma conta temática, claro. Aliás, se tem uma coisa que eu não gosto são aquelas contas onde só tem selfie, afinal eu quero ver coisas diferentes e não só a cara de pessoa!

feed do Instagram

Antes eu estava usando o VSCO para organizar minhas fotos – além de editar, nele já era possível saber como a foto se encaixaria no seu feed, se iria “combinar” com as fotos próximas. Com a última atualização o layout do aplicativo mudou e isso não ficou tão legal. Então eu fui em busca de outras opções de apps para ter esse preview do feed e encontrei algumas opções.

O primeiro que eu testei foi o UNUM – Design Perfection for Instagram. Ele é gratuito e baixa suas ultimas fotos do Instagram e ali você vai adicionando as próximas e já consegue ver como fica. No app você também já pode programar as próximas publicações – não dá pra postar direto dele mas ele te lembra de ir no Instagram no horário marcado para postar. Ele ainda conta com editor de imagens  e também aquela função de dividir a foto em várias partes. Mas eu achei o app estranho, pelo menos no começo pois ele deixa muitos espaços em branco para as fotos novas que eu não consegui remover, então fui em busca de uma outra alternativa.

Aí encontrei o Snug, que é pago, mas me dei melhor com ele – questão de gosto né? Ele não tem essas funções extras do Unum mas mesmo assim eu gostei mais da forma como ele exibe a prévia do feed do Instagram e é o que eu estou usando. Para Android, tem o App Gallery Organizer, mas eu não testei esse pois não tenho nenhum dispositivo Android. Se você testou, me conta aqui nos comentários o que achou!

Claro que nada disso adianta se você não tiver boas fotos! E você, está organizando seu feed do Instagram também? Me conta aqui nos comentários e aproveita para me seguir lá, o meu user é paula_belotti.


Tem 17 pessoas falando sobre o post "Organizando o feed do Instagram"


Pin It

No Instagram 📸 @paula_belotti

No Youtube