Moda Livre: como suas roupas foram feitas?

14 de novembro de 2016 | Por Paula B
Future ft. Drake - Used to This

Que a gente adora uma roupa nova, é verdade. Mas desde o post que eu fiz sobre a campanha Fashion Revolution, eu tenho cada vez mais me preocupado com a origem das minhas roupas (e dos meus cosméticos, do que eu como, enfim, de tudo!). A Zara já é quase tão famosa pelo uso de trabalho escravo do que pelas roupas que faz e recentemente a M. Officer recebeu uma multa milionária pelo mesmo motivo. Mas ser um consumidor mais consciente dá trabalho pois nem sempre é fácil achar a informação sobre a origem do que você consome. É é nisso que o app Moda Livre vem pra ajudar!

moda livre

 

Descobri esse app faz uns dias e adorei a idéia. É uma iniciativa da ONG Reporter Brasil, e traz avaliações de várias marcas (atualmente são 77) quanto as condições de trabalho de cada uma delas. As marcas que aparecem na plataforma foram convidadas a responder um questionário sobre políticas, monitoramento, transparência e histórico. Com base nas respostas as empresas receberam uma pontuação que as classifica em três categorias: verde, amarelo e vermelho. Ainda que não seja o mundo ideal, pois as avaliações são feitas com base nas respostas das próprias marcas, já é um bom começo para a gente começar a selecionar melhor onde vamos fazer compras.

O aplicativo também tem uma seção com notícias sobre o assunto, um texto explicando o que é considerado escravidão e a explicação de qual a metodologia utilizada para a avaliação das empresas.

O app Moda Livre está disponível para download na App Store (iOS) e na Play Store (Android).


Tem 2 pessoas falando sobre o post "Moda Livre: como suas roupas foram feitas?"


Pin It

No Instagram 📸 @paula_belotti

No Youtube