Quero ter um blog! E agora?

06 de dezembro de 2016 | Por Paula B
Ben Harper - Diamonds on the Inside

Sempre que alguém do “mundo real” fica sabendo que eu tenho um blog, surgem mil perguntas sobre como funciona ele. Eu tenho esse blog já faz mais de 10 anos e para mim é tudo tão natural e óbvio que muitas vezes eu não percebo como pode ser confuso para quem não conhece os “bastidores”. Esse post é para ajudar você que nunca teve um blog ou site a conhecer o caminho básico para ter o seu cantinho online!

blog

Bom, a primeira coisa que você tem que definir é que tipo de plataforma você quer usar. Há algumas opções de plataformas gratuitas como o Blogger e o WordPress.com, mas olha – se você pretende levar o blog a sério, ainda que como um hobbie, eu recomendo muito que você tenha uma hospedagem e coloque seu blog lá. Essas plataformas gratuitas, além de muito limitadas, estão sujeitas a serem fechadas e você pode perder todas as suas memórias e o trabalho que você teve de publicar tudo!

Tem gente que acha que é caro ter uma hospedagem para o blog, mas existem empresas como a 1and1 que oferecem planos a partir de $1 dólar por mês!

Aí você vai precisar escolher qual plataforma usar na sua hospedagem. No caso de um blog, eu recomendo o WordPress (versão .org, que fica instalada na sua hospedagem) de olhos fechados. Uso ele por quase todo o tempo do blog (no começo do blog usei outra plataforma, o Movable Type, mas logo migrei para o WP) e nunca tive grandes problemas. Ele é um pouco complexo e pode assustar no começo, mas é super completo e tem uma comunidade enorme de desenvolvedores, então mesmo que você tenha algum problema, fica fácil buscar uma solução no Google!

Existem outras plataformas para gerenciar o seu conteúdo, como o Drupal e Joomla, mas o WordPress dá conta do recado até de sites maiores e lojas virtuais! Além disso, caso você decida contratar alguém para fazer o layout e programação do seu site (o que não é necessário de início), a grande maioria do pessoal que desenvolve para web faz isso para WordPress! E para não dizer que eu estou falando dele só porque é o sistema que eu uso, saibam que estima-se que 51% de todos os sites da internet (sim, de toda a internet!), rodem na plataforma WordPress!

Além da hospedagem e da sua plataforma escolhida instalada nela, você vai precisar também de um domínio, que é o endereço que as pessoas digitam para encontrar esse seu cantinho na internet. Você pode adquirir um endereço desses através da sua empresa de hospedagem ou, no caso de endereços .com.br, registrá-lo diretamente com o registro.br que é a empresa que cuida desses registros no Brasil. Esse endereço você tem que pagar anualmente para continuar usando.

blog

Basicamente é isso, vê como não é tão complexo? Pense na hospedagem como a pasta onde você vai guardar seus arquivos (o hardware), a plataforma como o sistema que vai administra-los (o software) e o domínio como o endereço para chegar até eles! E com essas 3 coisas você já tem seu blog no ar. Aí é só usar a criatividade para criar o seu conteúdo!

Espero ter ajudado! Se ficou alguma dúvida, deixa aqui nos comentários para eu tentar te ajudar!

 

 ▸ Publieditorial: Esse post foi patrocinado pela marca, que comprou esse espaço mas não a opinião da autora sobre o assunto.


Tem 2 pessoas falando sobre o post "Quero ter um blog! E agora?"


Pin It

No Instagram 📸 @paula_belotti

No Youtube