Natural Cycles funciona? Anticoncepcional em forma de app

17 de maio de 2017 | Por Paula B
The Clash - Should I Stay or Should I Go?

Tem um post aqui no blog onde eu conto sobre quando eu parei de tomar anticoncepcional. O post já tem mais de um ano mas até hoje é bem acessado – graças as pessoas que procuram no Google sobre o aplicativo Natural Cycles que eu menciono no post. O Natural Cycles é um aplicativo que promete prever o período fértil baseado nas medições de temperatura basal – tem outros apps que também fazem isso, como o Clue  o Kindara, mas acho que ele é o mais famoso. Eu usei por um tempo e achei que precisava vir compartilhar como ele funciona na vida real.

Natural Cycles

O Natural Cycles – e os outros apps do gênero (eu gostava mais da interface do NC, mas os gráficos do Kindara eram melhores) funcionam baseados no método sintotermal, que vamos dizer que é uma tabelinha mais completa. Além dos dias do ciclo menstrual, eles usam a temperatura basal (e no caso do Kindara, o muco cervical), para prever o período fértil. O que estava me incomodando era ver algumas pessoas por aí falando do aplicativo como se ele fosse um método anticoncepcional confiável – o que acontece é que ele pode ter um algoritmo confiável, mas na prática a coisa não é tão simples assim!

Como eu disse no vídeo, muita coisa influencia nessa medição de temperatura e isso faz com que os aplicativos percam a precisão dos cálculos. Eu particularmente achei bem difícil confiar neles sozinhos para previnir uma gravidez – isso sem falar em DSTs! Por outro lado, para quem está tentando engravidar eles são ótimos!


Tem 2 pessoas falando sobre o post "Natural Cycles funciona? Anticoncepcional em forma de app"


  • Vy disse:

    Uma vez li que esses apps surgiram com a necessidades de moças cristãs de saberem quando estavam férteis pra engravidar (afinal, sexo só pra procriação, né?), e ai as moças que queriam parar de tomar hormônio descobriram e resolveram usar pro contrário. Acho bem legal a idéia pra pessoa se conhecer melhor. Como pessoa noiada eu não ia conseguir me utilizar só disso e ainda ia ficar tensa nos dias férteis, mais noiada ainda, hahaha (outro dia fiquei pensando que mesmo que eu fosse homem gay ainda ia ter pavor de gravidez, HAHAHAHA).

Pin It

No Instagram 📸 @paula_belotti

No Youtube