Porque parar de beber refrigerantes

08 de agosto de 2017 | Por Paula B
Alok, Bruno Martini feat. Zeeba - Hear Me Now

Nesse mês de agosto eu completo 11 anos sem tomar refrigerantes – só não me lembro o dia exato, se não faria uma festinha pra comemorar (imagino que tenha sido lá pela metade do mês por causa desse post). Parei de beber numa época em que eu tinha muitas crises de gastrite e achava que ele poderia estar piorando – e acho que eu tinha razão, pois melhorou muito depois que eu não tomei mais. Esse ano eu comecei a evitar também os sucos industrializados.

refrigerantes

Você deve estar se perguntando por quê eu parei definitivamente e não voltei depois que a gastrite passou né? Eu decidi cortar de vez pelos seguintes motivos:

  • Diabetes: a maioria dos refrigerantes possuem uma quantidade muito alta de açúcar, o que eleva o risco de se adquirir diabetes tipo 2. Os que não possuem açúcar geralmente tem adoçantes artificiais como o aspartame, que é considerado cancerígeno;
  • Osteoporose: os refrigerantes de cola possuem ácido fosfórico, o que aumenta a acidez no sangue e para neutralizar esse efeito, o organismo usa o cálcio disponível no organismo, o que pode prejudicar os ossos;
  • Gastrite: Não quero correr o risco de voltar a sentir aquelas dores de estômago! E a gastrite pode evoluir para uma úlcera e aí o problema é bem maior;
  • Cáries: O açúcar e os ácidos presentes nos refrigerantes corroem o esmalte dos dentes e podem causar cáries;
  • Corantes artificiais: tem vários tipos de corantes que são considerados cancerígenos e alguns já até foram proibidos em alguns países. Na dúvida, eu procuro evitar qualquer coisa que tenha corantes artificiais (e isso é difícil viu, quase tudo tem!).

Além disso, excesso de açúcar também leva ao aumento de peso né? Eu não emagreci depois que cortei o refrigerante como todo mundo acha que acontece, mas tenho certeza de que se voltasse a tomar eu ganharia mais peso. Acho que eu não perdi peso pois na época troquei o refrigerante por sucos industrializados, que também possuem muito açúcar. Esses são os principais problemas de consumir refrigerantes, mas a maioria das bebidas industrializadas também possuem alto teor de açúcar e de outras substancias duvidosas, como corantes e conservantes. Por isso que eu deixei de lado os sucos industrializados também.

Confesso que eu casa rola uma preguicinha de fazer suco natural (deviam inventar um jeito mais fácil de espremer laranjas né?), então eu bebo basicamente chá gelado (feito do mate também, pois o industrializado tem muito sódio) e água. Tem gente que acha impossível fazer isso, mas eu juro para vocês que depois de um tempo sem tomar refrigerante, se você experimenta de novo o gosto não é o mesmo, e para mim ficou horrível! Me dá até aflição sentir o gás carbônico na língua!

Me conta aqui em baixo se você já parou de beber refrigerante também ou se tem vontade de parar – deixa eu te dar um apoio moral!

SaveSave


Tem 6 pessoas falando sobre o post "Porque parar de beber refrigerantes"


  • Menina, eu também não tomo refri. Quer dizer, não super restrita como você… mas evito super. Eu amo Coca e vez ou outra (festinhas de aniversário, por ex.) eu bebo sim… mas não tomo no dia a dia simplesmente porque odeio a sensação de estufamento que dá! não consigo.. fico com a barriga pesada, arrotando.. hahahahaha. Ainda bem que me dá essas coisas senão ctz que eu não deixaria de tomar =/

  • lucio lima disse:

    Parabéns pelo depoimento… Gosto de refrigerante,mas algo raro… Mas quando eu consumo muita besteira, tem que queimar, exercícios sempre.☺ , aproveitando,.divulgue seu canal do telegram nos grupos telegram…

    • Paula B disse:

      Esse é o meu mal, não gosto de fazer exercícios!
      Não conheço muitos grupos no Telegram, tenho a impressão de que as pessoas esqueceram deles… até os canais que eu acompanhava morreram!

  • Jessica M disse:

    Olá Paula,
    Parabéns! Isso é uma conquista muito boa.
    Também parei vai fazer 13 anos. Também não lembro o dia exato haha. Parei porque ouvi dizer que causava celulite. Mas não era só isso. Da infância até os 14 anos eu praticamente não tomava água, somente copos e copos de refri diariamente e me alimentava mal. E minha saúde sofreu as consequências ainda depois de parar. Hoje cuido muito mais da minha saúde e vejo que minha vitalidade melhorou tanto <3
    Ahh suco natural é mesmo tão demorado, e a quantidade de coisas pra lavar sauhsauhsahuuhsa
    Beijo!

    • Paula B disse:

      Eu também quase não bebia água e hoje em dia é o que eu mais bebo! E o suco ainda acaba sempre tendo açúcar né? Como a gente já consome açúcar em outras coisas e de outras formas eu tenho preferido evitar!

  • Em casa refrigerantes são aos fins de semana e mesmo assim, alguns a gente “pula”… Ainda não conseguimos parar completamente, mas estamos no processo pq sei bem que é uma porcaria D:

Pin It

No Instagram 📸 @paula_belotti

No Youtube