5 dicas para aumentar a produtividade

12 de setembro de 2017 | Por Paula B
The Killers - A Dustland Fairytale

Acho que a maioria das pessoas tem uma certa tendência a procrastinação não é mesmo? Começar a usar aquele modelo de planner diário que eu compartilhei aqui me ajudou bastante, mas ainda assim tenho algumas outras dicas para compartilhar com vocês que me ajudam a me organizar para conseguir aumentar a produtividade e fazer tudo o que eu preciso todos os dias.

aumentar a produtividade

  1. Organize uma lista de tarefas na noite anterior
    Assim você tem uma noite de sono sem preocupações e acorda preparado para iniciar o dia, que já está previamente organizado. Melhor ainda se você conseguir organizar sua lista por ordem de execução, mas não por grau de importância e sim de facilidade – aquelas coisas mais simples de se resolver como uma ligação telefônica normalmente são as que acabam não sendo cumpridas, então se programe pra começar por elas – e de quebra ter a sensação de que o dia rendeu! Também tenha em mente que cada tarefa da sua lista leva um período de tempo, então nada de colocar na sua lista mais coisas do que cabem em um dia.
  2. Evite o multi-tasking
    A gente tende a pensar que ser capaz de fazer várias coisas ao mesmo tempo é uma coisa boa, mas isso é uma verdade que só se aplica aos computadores! Na real, nós não fazemos várias coisas ao mesmo tempo, só ficamos dando pausas em cada tarefa para pular para outra e assim, levar mais tempo ainda para terminar ou dar margem a erros. O ideal é manter o foco em cada atividade e só passar para outra quando tiver terminado.
  3. Livre-se das distrações
    Que são as principais coisas que a gente tende a fazer enquanto faz outra tarefa (olha o multi-tasking aí de novo!). Dar uma olhadinha nas redes sociais é a principal delas – mas dependendo de onde você trabalha, isso também inclui parar para ver o que está passando na TV ou no rádio.
  4. Descanse
    Manter o foco é bom, mas entre uma tarefa e outra, é bom fazer uma pausa para esvaziar a cabeça! Quando você não faz isso, acaba se sentindo esgotado no final do dia e chega uma hora que o pensamento não flui mais. O ideal é fazer uma pausa de 5 minutinhos entre cada tarefa e de meia hora a cada 2 horas de trabalho e aproveitar para se esticar um pouco e aí sim, dar uma checada nas notícias e nas redes sociais.
  5. Tenha um ambiente adequado
    Fica quase impossível se manter produtivo trabalhando em cima da cama com o laptop no colo e a TV ligada. Monte seu cantinho com uma mesa de trabalho, uma cadeira confortável e todo o material que você precisa para fazer suas tarefas ao seu alcance que certamente vai ficar mais fácil ter um dia produtivo!

Gostaram das dicas? Tem alguma coisa que vocês fazem que acham que ajuda a aumentar a produtividade pessoal de vocês? Compartilha aqui nos comentários!


Tem 2 pessoas falando sobre o post "5 dicas para aumentar a produtividade"


  • Carol Justo disse:

    O que fez a maior diferença no meu dia a dia foi largar o celular, juro. Eu gosto de fazer tudo pela manhã, mas percebi que perdia muito tempo no celular assim que eu acordava, comecei a não pegar mais o celular de manhã, o máximo que faço é desativar o alarme, dai eu levanto, escovo os dentes e faço as coisas, depois de tudo finalizado eu pego o celular.
    As distrações são os maiores inimigos da produtividade.

    Amei o post <3

    Carol Justo | Pink is not Rose

    • Paula B disse:

      O meu problema era ficar com o celular no almoço! Como eu trabalho em casa, comia em 30 minutos mas depois perdia mais de uma hora mexendo nele. Se eu fico com ele depois de almoçar retomo muito mais rápido, então tenho evitado. Que bom que gostou das dicas, obrigada por comentar!

Pin It

No Instagram 📸 @paula_belotti

No Youtube